sexta-feira, 10 de julho de 2015

Festa da Padroeira

Fonte da imagem: facebook/santaisabelreformada
É chegada a hora de arrumar a casa, encontrar velhos amigos e reviver várias histórias. É tempo de festa, festa de Santa Isabel.

Todos os anos isabelenses e amantes do distrito esperam ansiosamente pelo mês de julho, que com ele traz a festa da padroeira. É um momento de celebração em família. Não só da família em que se nasce, mas também da família que reside, ou residiu, num lar que tem por nome Santa Isabel do Rio Preto.

As meninas vestem suas melhores roupas (de frio), os meninos preparam suas melhores aventuras, e os adultos... Ah os adultos! Estes redobram forças para lembrar suas melhores histórias de passado, para que possam compartilhar e rememorar com os conterrâneos dispersos em cidades da região e de todo o Brasil.

A festa da Padroeira, embora em tempo de inverno, traz consigo o calor do aconchego que se recebe ao chegar a casa, do abraço do amigo distante, dos novos causos que a vida traz e do doce calor dos reencontros.

Não é exagero pensar que um isabelense abre mão de qualquer programa por um final de semana da festa, pois para ele o mundo encontra-se ali, naquele belo lugarejo onde o passado está guardado e pleno de boas lembranças. Para muitos estrangeiros, Santa Isabel é só mais uma “cidadezinha qualquer” – de Drummond. Mas para um isabelense, Santa Isabel é a capital do mundo, lugar em que tudo se pode encontrar: preciosos ovos caipiras, doces delícias das avós e, claro, valiosas e inesquecíveis amizades de infância.

Então, se você estrangeiro não compreende a inquietação que toma o coração de seu colega isabelense nesses tempos de julho, tome a estrada e siga para o distrito de Santa Isabel do Rio Preto, no dia 13 de julho. Não se acanhe, será bem-vindo, pois só assim será capaz de experimentar e compreender a magia da Festa da Padroeira.

Texto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário